A importância da equipe multidisciplinar e do acompanhamento durante o tratamento de câncer

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O câncer é uma doença que não se combate de forma isolada. Por sua complexidade e grande diversidade – segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) são mais de 200 tipos -, o câncer implica em diferentes condições a cada paciente. E para analisar e tratar um diagnóstico abrangente, se faz necessária uma equipe de profissionais multidisciplinares.

Para se ter ideia, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) explica que o tratamento pode ocorrer por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou transplante de medula óssea, e, não raro, é necessário utilizar mais de uma modalidade. “Com muita frequência o tratamento combina abordagens. Vai depender do que se está tratando. No entanto, sempre tem que haver uma conversa entre as áreas para definir qual a melhor abordagem para cada caso, aponta o oncologista do Hospital de Caridade de Florianópolis (SC), Dr. Ernani Lange de São Thiago.

Com a equipe multidisciplinar, o atendimento é amplo e eficaz. Os profissionais atuam de forma associada e especializada, com a participação de médicos oncologistas, radiologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre tantos outros, unindo conhecimento para a melhor condução de cada caso e resultando em uma resposta melhor ao tratamento, com mais saúde, segurança e bem-estar.

O acompanhamento constante também é fundamental para resultados consistentes. Este monitoramento é possível por meio de diversas ferramentas, entre elas estão a telemedicina e o uso de aplicativos especializados, como o Thummi, que possibilitam ao paciente registrar diariamente seu estado de clínico e tomar decisões rápidas e assertivas em situações de risco, assim como auxiliam o médico na visualização do quadro com riqueza de detalhes e permite ações em tempo real.

Estas iniciativas somadas propiciam um atendimento mais humanizado, em que o cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral. A união da qualidade do tratamento técnico, da tecnologia digital e dos benefícios de um relacionamento aproximado, desenvolvido entre médico, paciente e familiares, são as peças centrais para a promoção da qualidade de vida e do sucesso de cada tratamento, que são únicos como cada indivíduo.

Mais para explorar

Assine nossa newsletter

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais no nosso termos de uso política de privacidade