Conheça 5 perfis em redes sociais que vão inspirar você a vencer o câncer

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Ao longo dos últimos anos, os índices de cura para o câncer têm aumentado gradativamente, com o surgimento de novas técnicas de diagnóstico e os esforços de pesquisadores do mundo todo. Os avanços da medicina têm permitido mais assertividade e menos efeitos colaterais nos tratamentos medicamentosos para além da quimioterapia. O diagnóstico precoce e a ampliação do conhecimento a respeito de atitudes preventivas e de manutenção da saúde também são alguns dos principais fatores para esse crescimento.

No entanto, a alta incidência de câncer e o estágio em que é encontrado, dificultando a longevidade do paciente, fazem com que o câncer continue sendo um estigma para muita gente e um tema tratado como tabu. Analisando os dados sobre o tema, especialistas já consideram o câncer a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são resolvidos. No Brasil, se estima que este número seja um pouco menor, devido aos diagnósticos ainda tardios.

A realidade é que a cura depende de uma junção de fatores, dentre eles, os mais relevantes são o tipo e o estágio da doença. Alguns tumores malignos têm alto índice de cura mesmo em fases avançadas. Outros, que se espalham rapidamente pelo corpo ou são reincidentes, apesar dos tratamentos disponíveis, apresentam mais complicações e desafios a serem transpostos.

As alternativas para o tratamento de diferentes tipos de tumores são cada vez mais eficientes. Por isso, quem recebe o diagnóstico de câncer deve se manter confiante e com a mente equilibrada para melhor lidar com a carga psicológica que a doença traz. Estímulos para a manutenção do equilíbrio emocional são fundamentais e exemplos de superação de outras pessoas que já atravessaram essa jornada podem ser verdadeiramente motivadores para os pacientes em tratamento.

Por isso, selecionamos 5 perfis no Instagram de pessoas que contam suas histórias vitoriosas frente à doença e de instituições ou ONGs que promovem iniciativas inspiradoras:

– Força Gurias @forcagurias

Ana Ávila e Daniela Israel são duas amigas que se conheceram durante as sessões de quimioterapia. A partir da amizade, decidiram criar uma plataforma que tratasse do câncer de mama sob um prisma positivo, informando mulheres e tentando desmitificar a doença.

– Instituto Projeto Cura @projetocura

O Projeto Cura tem como objetivo usar música, arte, design, esporte e eventos para conscientizar, educar e levantar fundos para a pesquisa científica na luta contra o câncer.

– Carol Pimentel @dracarolpimentel

Cirurgiã bucomaxilofacial, esposa, mãe, apaixonada por alimentação saudável. A médica, que descobriu o câncer após uma gestação, dá dicas de saúde e alimentação, mostrando sua rotina junto da família.

– Instituto Quimioterapia e beleza @quimioebeleza

Depois do diagnóstico, em 2012, a ex-modelo catarinense Flávia Flores criou a ONG  Quimioterapia e Beleza. O projeto aposta nos cuidados com a beleza para empoderar mulheres que enfrentam o câncer de mama, trazendo dicas sobre autoestima e bem-estar.

Mais para explorar

Assine nossa newsletter

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais no nosso termos de uso política de privacidade