Conheça os principais tipos de câncer no mundo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Hoje o câncer é o mais importante problema de saúde pública no planeta e já está entre as quatro principais causas de mortes prematuras, entre pessoas com até 70 anos, na maioria dos países. Com o envelhecimento da população e a mudança na distribuição do desenvolvimento socioeconômico mundial, a incidência da doença vem aumentando. Nas últimas décadas, destaca-se a queda para os tipos de tumores associados a infecções e o aumento daqueles relacionados ao sedentarismo, má alimentação e outros hábitos cotidianos nocivos à saúde.

Dados atualizados em 2020 pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que o câncer de pulmão é o mais incidente no mundo, com 2,1 milhões de casos, seguido pelo câncer de mama, com um número um pouco inferior a 2,1 milhões de casos, depois surgem cólon e reto, com 1,8 milhão de casos, e próstata, com 1,3 milhão. Os homens estão na frente quanto a percentuais gerais de diagnósticos positivos, chegando a 9,5 milhões de indivíduos, ou seja, representam 53% dos casos novos. Já as mulheres compõem uma população oncológica de 8,6 milhões de pessoas, chegando a 47% dos novos casos. Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 é que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (incluindo câncer de pele não melanoma).

Saiba mais sobre cada um desses tipos mais frequentes de câncer:

1º Câncer de Pulmão

O tabagismo é a principal causa desta doença. A exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão também contribuem para os eu desenvolvimento. A maior parte dos casos abrange pessoas entre 50 e 70 anos. Alguns dos sintomas mais comuns são tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite.

2º Câncer de Mama

Esta doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama. Alguns casos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A idade é um dos fatores de risco para a doença, já que quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. A maioria dos diagnósticos, quando tratados de forma ágil e assertiva, apresenta 90% de chances de cura. Dentre os sintomas estão os nódulos fixos e indolores, a pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

3º Câncer de Cólon e Reto

Também conhecido como câncer de intestino ou colorretal, este tipo abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, no final do intestino e no ânus. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem facilmente ser localizadas com exames periódicos e retirados com procedimentos de rotina. Os sintomas frequentes são sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia.

4º Câncer de Próstata

É considerada uma doença mais comum na terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Estes tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta que podem levar até 15 anos para atingir 1 cm³. Em sua fase inicial, tem evolução silenciosa, por isso a importância de exames periódicos. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Mais para explorar

Assine nossa newsletter

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais no nosso termos de uso política de privacidade