Entenda os diferentes tipos de tratamento contra o Câncer

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Logo após o diagnóstico de um câncer, inicia-se a etapa de tratamento do paciente. Os métodos são individualizados para cada caso e podem ter intenção curativa ou paliativa. Dentre as modalidades existentes, é possível optar por um único tratamento ou por uma combinação de alternativas, que podem contemplar a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia, o transplante de medula óssea, entre outros. O oncologista responsável pelo caso ficará responsável pela determinação do tratamento.

Na etapa de planejamento das ações, leva-se em consideração o tipo de câncer, a localização, o estágio, as características genéticas e as características específicas da pessoa, estruturando um conjunto de informações que guiarão o tratamento. Também, é necessário observar outros fatores nesta tomada de decisão: a probabilidade de cura ou de prolongamento da vida quando a cura não for possível; o impacto do tratamento sobre os sintomas; os efeitos colaterais do tratamento; e os desejos do paciente.

Para a execução, é preciso uma equipe qualifica de profissionais de diferentes especialidades, diante da complexidade do trabalho a ser realizado, tais como clínicos gerais, médicos especialistas, oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões e patologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e farmacêuticos.

Veja os detalhes de cada tratamento:

Cirurgia

Realizada para a retirar um tumor, especialmente se estiver em uma região localizada. Em geral, o procedimento é mais bem-sucedido quando o tumor não está disseminado em outras áreas do corpo.

Radioterapia

Usada principalmente para tratar tumores localizados. O tratamento radioterápico destrói as células cancerosas ou as danifica para que não possam se desenvolver. Pode ser administrado por raios de alta energia ou por ou implantes colocados no corpo perto do tumor. Os efeitos colaterais podem variar, sendo mais comum o cansaço, as alterações da pele na área irradiada e a perda de apetite.

Quimioterapia

Utiliza medicamentos anticancerígenos administrados por via venosa ou oral e tem capacidade de tratar cânceres distribuídos em todas as partes do organismo, já que é uma terapia sistêmica. As doses administradas variam conforme o tipo de câncer e seu estadiamento. A quimioterapia é usada para a cura da doença, impedir a disseminação, destruir células cancerosas, retardar crescimento, reduzir risco de reincidência.

Terapia biológica e Terapia alvo

Os tratamentos mais recentes também incluem as terapias biológica e alvo. A terapia biológica ou imunoterapia usa o sistema imunológico para combater o câncer ou diminuir os efeitos colaterais, pode deter o crescimento das células cancerosas, ajudar o sistema imunológico a controlar o câncer e reparar as células normais danificadas. A terapia alvo utiliza medicamentos que alteraram o gene responsável pelo desenvolvimento de células cancerosas. Esta modalidade de tratamento ataca o funcionamento interno das células cancerosas.

Terapias Alternativas e Complementares

A maioria dos métodos de tratamento complementares não são oferecidos como cura para o câncer, mas tem a finalidade de ajudar o paciente a se sentir melhor. Dentre eles estão a meditação para reduzir o estresse, a acupuntura para ajudar a aliviar a dor, o uso do chá de hortelã para aliviar as náuseas.

Em meio a tantas alternativas, a cura é, sem dúvida, a meta mais almejada para a maioria das pessoas com câncer. No entanto, é importante ter a certeza de que a qualidade de vida e o bem-estar do paciente precisam acompanhá-lo durante todo o trajeto contra a doença e são fundamentais para resultados positivos. Junto do médico especialista será possível escolher o melhor e mais adequado tratamento que potencialize o caminho para a cura com tranquilidade e segurança.

Mais para explorar

Assine nossa newsletter

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais no nosso termos de uso política de privacidade