Simplifique o tratamento contra o câncer com planejamento, organização e tecnologia

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Pensamento organizado, vida organizada. Tudo pode fluir melhor quando a rotina vem acompanhada de planejamento. É possível sentir esses benefícios quando se tem um dia a dia comum, com trabalho, família, amigos, atividades física e social. Mas para alguém que está enfrentando um tratamento contra o câncer, por exemplo, os ganhos ficam ainda presentes, já que a doença por si só já torna o ambiente diário desafiador.

Estudos mostram que é possível ter menos estresse e ansiedade, e mais bem-estar e qualidade de vida, usando algumas estratégias de organização aliadas à tecnologia. Sem falar nos ganhos que surgem com o aumento do tempo disponível para atividades de lazer e criatividade, quando o planejamento entra em ação.

Mas como fazer isso funcionar?

Você pode escolher um planejamento semanal ou mensal, de acordo com a sua preferência. Como em um calendário, você separa em quadrantes os dias da semana e as datas correspondentes, com espaço suficiente para as atividades de cada dia.

Comece com a lista dos compromissos semanais, que podem ser desde tarefas simples, como tomar uma medicação, até a marcação de exames ou realização de procedimentos. Não deixe de incluir atividades que vão além do tratamento, como compromissos familiares, cuidados com a casa, a mente e o corpo, e momentos de lazer.

Distribua a lista nos dias determinados e conforme for realizando cada um dos itens, sinalize o que foi concluído. Assim, você terá feito um planner bem completo, com toda a sua vida elencada de forma clara e objetiva, e cada meta alcançada virá com uma sensação boa de êxito e missão cumprida. É importante deixar este material em um lugar de fácil acesso e dentro do seu campo de visão, para que seja sempre lembrado.

Também é possível realizar todas essas etapas com a ajuda da tecnologia. Existem inúmeros aplicativos de celular que oferecem, muitas vezes de forma gratuita, ferramentas dinâmicas e práticas para facilitar ainda mais a execução de projetos como esse. O Thummi, por exemplo, ajuda o paciente a monitorar seus sintomas e emoções, lembrar o horário dos remédios e das consultas, emite relatórios periódicos para o médico e, ainda, permite um acompanhamento que deixa o paciente mais seguro, em qualquer lugar que ele esteja.

O planejamento e a organização nada mais fazem do que simplificar o dia a dia para o paciente oncológico e sua família, permitindo uma avaliação mais precisa de seu estado de saúde e proporcionando serenidade em uma rotina complexa. Tenha certeza, quando se vive em um ambiente tranquilo e em paz, e sua mente está organizada, mais disposição interna surge para enfrentar a vida e fazer tudo acontecer!

Mais para explorar

Assine nossa newsletter

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais no nosso termos de uso política de privacidade